terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O que os olhos não vêem....








Caros amigos,

Gostaria de convidar vocês para uma reflexão sobre uma tragédia que já parecia anunciada mas, ninguém nunca acreditaria - ou pelo menos previa - que isso fosse acontecer, principalmente no "recanto dos milagres", ou seja, a sede da igreja Renascer em Cristo, no bairro da Vila Mariana. Este é apenas um ato de indignação, contra aqueles que em vez de assumir sua parcela de culpa perante o acontecido, se escondem atrás da Palavra de Deus.
Para melhor mostrar o que estou querendo dizer segue a carta que os fundadores da igreja Renascer, Estevam e Sonia Hernandes enviaram referente ao desabamento do telhado de sua igreja no dia 18 de Janeiro por volta das 19h.

"Estamos todos absolutamente consternados, tristes e pasmos com a tragédia que nos abateu neste domingo, ceifando vidas, ferindo pessoas, trazendo tanto horror.
Mas temos que ser firmes, cada vez mais fortes, unidos, para superarmos. Nós temos Jesus Cristo que nos deixou o Consolador, o Espírito Santo. Essa mensagem agora deve trazer esperança e a confiança. E ser viva dentro de cada um de nós.
Acima de tudo, nós oramos e pedimos ao Espírito Santo que console o coração de cada um. Nós acreditamos na eternidade com Cristo.
As pessoas foram colhidas por Deus. Nós cremos naquilo que a Bíblia nos fala em Filipenses 1:21 " Para mim o morrer é ganho e o viver é Cristo". E acreditamos no Salmo 116:15, "Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”.
Foi uma grande fatalidade o que ocorreu. Não sabemos o motivo. Mas há de haver um propósito para tal sofrimento. Nosso coração está enlutado, sofrendo muito, pelas vidas, pelas vítimas, pela situação, pela calamidade. Esperamos que em Deus possamos ter o entendimento e o conforto desta enorme tragédia.
Esperamos que Deus possa enxugar nossas lágrimas com milagres.
Nossas orações, nosso amor, nossa solidariedade. Que Deus possa nos abençoar e trazer essa renovação de consolo e esperança, de fé, de forças.
Queremos agradecer por esses laços de fraternidade e solidariedade que unem todos os irmãos nessa hora tão sofrida”.
Apóstolo Estevam Hernandes, Bispa Sonia Hernandes, e família.
EUA, 19 de Janeiro de 2009

Nota-se que o casal Hernandes em nenhum momento chamam para si a responsabilidade sobre o ocorrido. Eles dizem que não sabem o motivo, mas, admitem que deve haver um propósito...qual será? Pode ser que seja para que eles possam olhar mais para os seus templos, tomar as medidas necessárias de segurança para quem tragédias como esta não mais se repitam!
Percebe-se também que em nenhum momento, pelo menos na carta acima, eles se colocam a disposição das famílias que perderam seus entes queridos e daqueles que foram hospitalizados, referente a todas as despesas posteriores que com certeza tiveram ou terão. A pergunta é : Quem vai pagar a conta? Parece uma pergunta mal colocada ao notarmos que estamos falando de vidas que não tem preço e que infelizmente se perderam, mas não se sabe qual a situação de cada um dos que se foram no tocante a sua situação familiar: casados? estudantes? maridos? esposas? filhos?....Naqueles escombros ficaram histórias de vida que não mais serão contadas.....
Cada uma daquelas pessoas estavam em um lugar privado, e seus representantes são responsáveis por cada uma das nove mortes e dos mais de cem feridos. É claro que desejar conforto as famílias apoiando nas Escrituras é mais fácil e simples do que procurar a cada uma das famílias e oferecer ajuda. Cito neste caso - como na carta eles fazem questão de citar a Bíblia - a carta de S. Tiago Cap. 2 vers.15-17 que diz:
"Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma."
De posse destas palavras do apóstolo, possamos então refletir sobre qual a posição -ao meu ver - tomada pelos líderes da igreja Renascer em Cristo perante tal tragédia. Na carta ele pede que Deus possa enxugar as nossas lágrimas através de milagres, mas me vem a cabeça a pergunta: quais?? Existe um milagre maior que a prática do amor? Ou do reconhecimento de que houve um erro e que por mais que seja impossível olhar para trás e refazer o passado, olhar para frente e ver a possibilidade de um futuro melhor?

Este blog não irá entrar no mérito desta ou daquela religião. Aqui se fala sobre ideias, toma-se posições referente aos acontecimentos e não uma perseguição contra esta ou aquela denominação religiosa. A minha posição é esta, e o espaço estará aberto a outras ideias e posições com o intuito de fortalecer aquilo que neste mundo anda meio esquecido: a prática do diálogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário